Bounce rate: entenda e redusa a taxa de rejeição do seu site ou blog

erro 404
WordPress: redirecionar a página de erro 404 para a Homepage
6 Abril, 2013
google font api 1
Usar a Google Font API na construção de sites
9 Abril, 2013
bounce rate

Se você usa o Google Analytics, já deve ter notado a métrica de Bounce Rate (taxa de rejeição) do seu site. E que normalmente ela é alta. A primeira coisa a entender é medida esta métrica. Mas o que é esta taxa de rejeição do site?

Para o Google Analytics uma rejeição é quando um visitante entra em uma página do seu site e não importando a origem, permanece na página e sai sem clicar em nada.

Esta é a métrica. Por default, todas as ferramentas de web analytics trabalham com o Bounce Rate por página – ou seja, o visitante entrou no site através de uma página (entry page ou landing page, em caso de campanha) e saiu sem fazer nenhuma interação, sem clicar em nenhum link. O visitante pode ter ficado 5 ou 10 minutos no site, leu todas as informações de sua página e saiu do site sem nenhuma interação. Sim, ele será contabilizado como um Bounce Rate.

Mais detalhadamente, se o visitante não clicar em nenhum link, não fizer nada que obrigue um refresh da página, para o Google Analytics o visitante não interagiu. Se este copiar parte do conteúdo, colar em outro lugar, mas como o ato de copiar e colar não obriga um refresh da página, ele não interagiu! É necessário o visitante clicar em um link, ir para outra página para ser contado como uma interação e baixar a Bounce Rate (taxa de rejeição).

Como reduzir Bounce Rate (taxa de rejeição) do site?

Antes de aplicar qualquer método de redução da Bounce Rate (taxa de rejeição) é importante você ser honesto com você mesmo. Deve questionar-se:

  • Quanto tempo eu devo usar para considerar uma rejeição de um visitante?
  • Trinta segundos são suficientes para um usuário ler os meus textos?
  • Se tenho uma rejeição alta não será necessário rever como escrevo as minhas matérias?
  • Os visitantes estão encontrando o que procuram no meu site?

Ao tentar reduzir, ou eliminar, os índices de taxa de rejeição pode impedir que tenha uma visão crítica sobre a qualidade do conteúdo e sobre o que os visitantes estão procurando no site e não encontrando.

Uma maneira de reduzir a taxa de rejeição é contar o tempo que o usuário permanece na página sem interagir, assim como considerar somente um clique como uma interação, mas isso pode levar a erros de análise e interpretação. Faça um teste temporário e se estiver satisfeito continue; senão, ajuste o tempo ou remova esta contagem.

Para contar o tempo basta inserir um JavaScript bem simples no template das páginas do seu site que crie um pageview falso, isto é, simule um clique em algum link que não existe em seu site. Este pageview adicional serve somente para reduzir a taxa de rejeição.

O código abaixo faz este trabalho:

<script type=”text/javascript”>

setTimeout("pageTracker._trackPageview('read_no_click')",30000);

</script>

O tempo é contado em milésimos de segundo, ou seja, 60.000 significa um minuto, 30.000 meio minuto e assim por diante.

O parâmetro «no_click» indica que o usuário permaneceu pelo menos um minuto na página sem interagir de acordo com o exemplo. No Google Analytics ao verificar as páginas acessadas você encontrará a página «no_click» e isto indicará a você quantos usuários permaneceram no site sem clicar em nada. O tempo mínimo deverá ser o tempo definido na chamada do pageview e sua taxa de rejeição deverá ser reduzida.

Esta maneira vai ter impacto na Bounce Rate (taxa de rejeição) no Google, Bing, Ask e Yahoo. Mas se quer só impor isso para o Google, copie o código abaixo e cole no template das páginas do seu site:

<script type=”text/javascript”>

    var _gaq = _gaq || [];
    _gaq.push(['_setAccount', 'coloque aqui seu ID do google analytics UA-']);
    _gaq.push(['_trackPageview']);
    setTimeout("_gaq.push(['_trackEvent', '60_seconds', 'read_no_click'])",60000);

    (function() {
    var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true;
    ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js';
    var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s);
  })();

</script>

Nota este ultimo código não sei se realmente funciona, mas achei interessante e alem disso é referido em vários sites. Não se esqueça de mudar o «aqui seu ID google analytics do código» pelo o seu ID do Google Analytics.

E você costuma usar o Google Analytics? Importa-se com a métrica Bounce Rate? Comente!

Um abraço e até já!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *