Neste artigo vou ensinar-vos a criar uma animação no Cinema 4D que consiste em criar duas esferas, que cada vez que tocam no chão, mudam de cor e pincham.
Vai aprender a criar esferas e a utilizar as dinâmicas Collider e Rigid Body.
Antes de começarmos, se quiser ver o meu tutorial anterior, carregue aqui.
*Na realização deste tutorial irei utilizar a versão R12.028(inglês) do Cinema 4D
Configurações de renderização do Cinema 4D
Para ver as minhas configurações de render do Cinema 4D, carregue aqui
A resolução do meu ecrã é de 1920×1080 por isso o Width e o Height estão com esses valores respectivamente.
Configurações de ficheiro (save) do Cinema 4D *Importante*
Estas definições são necessárias para guardar qualquer tipo de ficheiro e para criar um video com algumas frames, temos que mudar o formato do ficheiro assim como eu já mudei:
Passo 1 – Criar o chão e o fundo
Para criarmos o efeito de bolas saltitonas, primeiro temos que criar o chão em qual as esferas vão pinchar. Crie um cubo com estas dimensões e coloque-o no centro:
Depois, criamos uma copia do cubo e viramos em 90 graus, assim como neste exemplo:
Passo 2 – Criação de esferas, atribuição de dinâmicas, cor e iluminação
Primeiro, criamos duas esferas, seleccionamos-as e vamos às opções e atribuímos a dinâmica Rigid Body : Simulation -> Dynamics -> Create Rigid Body (Simulação – Dinâmicas – Criar Corpo Rígido)
De seguida, colorimos os cubos que criamos previamente, seleccionamos-os e atribuímos a dinâmica de Collider : Simulation -> Dynamics -> Create Collider
*Se carregarem no botão para avançar as frames, vão reparar que as bolas vão cair e vão bater no chão, mas ainda não vãos pinchar*
Temos também que criar opções de render para melhorar a aparência do vídeo:
– Global Illumination; (Iluminação Global)
– Ambient Occlusion; (Oclusão Ambiental)
Exemplo – *Não serão necessárias alterações em qualquer das opções adicionadas
Por fim, criamos uma luz e colocamos num local do projecto:
Passo 3 – Modificação das dinâmicas nas esferas e atribuição de cores a estas
Para começar, queremos ter um efeito de pinchar nas esferas e para isso seleccionamos os atributos de Rigid Body, que atribuímos às esferas e colocamos os seguintes valores:
(Para seleccionar os atributos, carregue nos símbolos que se encontram à direita do objecto, na aba dos objectos. O símbolo é este: )
– Bounce : 155%
– Friction : 110%
(Se preferir, pode aumentar o Bounce para fazer com que a esfera pinche mais alto)
Para finalizar, criamos duas cor gradiente com este aspecto e atribuímos uma à esfera 1 e outra à esfera 2.
*Se quiser pode adicionar Reflection para as esferas ficarem mais brilhantes*
(Para adicionar aquelas setas, tem que carregar na barra cinzenta por baixo delas. Faça tal e qual como eu fiz para obter um resultado mais aproximado)
Este é o resultado que devemos obter:
Passo 4 – Alterar a cor da esfera sempre que pinchar
Para facilitar este passo seleccionamos os dois atributos Rigid Body, vamos à aba Cache e carregamos no botão Bake.
Depois, avançamos com as frames uma a uma para vermos quando a esfera irá tocar no chão. Quando isso acontecer, seleccionamos a cor da esfera que atingiu o chão, carregando duas vezes nela e carregamos depois em Gradient.
No menu gradient, quando estiver na frame onde a bola atinge o chão, carregue CTRL + Botão esquerdo do rato no quadrado atrás de “Gradient” para criar uma framekey, assim como neste exemplo:
Depois, na frame seguinte, alteramos a cor das duas setas do meio e carregamos novamente no quadrado atrás de Gradient com CTRL + Botão esquerdo do rato para criarmos outra framekey.
*Repita este método nas duas esferas*
Se quiser que as esferas pinchem mais tempo, aumente o numero de frames e sempre que estas atingirem o chão, faça novamente os passos anteriores para ambas as esferas.
Aspecto final!
*Vou colocar o link do video assim que tiver feito o upload*
Espero que tenham gostado deste tutorial! Se tiverem alguma dúvida ou sugestão para novos tutoriais, podem comentar na zona de comentários em baixo.
Obrigado por lerem o artigo e até à próxima!