A televisão 3D está oficialmente ‘morta’. A Sony e a LG que o digam, eram as últimas fabricantes de televisões a lançar televisões deste tipo…
Mesmo que tenha havido um grande esforço por parte das fabricantes de televisões e dos estúdios de cinema a verdade é que o mercado das televisões 3D nunca conseguiu cativar os consumidores da forma como se esperava. Daí não ser uma surpresa que 2017 seja o ano em que o mercado das televisões 3D chega ao fim.
Enquanto os dispositivos de realidade virtual apontam para um futuro bastante promissor, infelizmente os televisores 3D seguem o caminho contrário.
A tecnologia lançada no início da década não caiu no gosto dos consumidores em geral no mundo inteiro e pode-se considerar oficialmente morta, isso porque LG e Sony, últimas fabricantes que ainda apostavam no recurso, não vai apostar na terceira dimensão.
A capacidade 3D nunca foi universalmente abraçada na indústria para uso doméstico e simplesmente não é um fator na hora de selecionar uma nova TV. Pesquisas mostraram que não é uma das principais considerações de compra e outras informações indicavam que o uso não era grande”, explica Tim Alessi, diretor de desenvolvimento de novos produtos da LG em entrevista.
Na mesma publicação ao site CNET, a Sony deu basicamente a mesma resposta, mas utilizando outras palavras. A Samsung, por sua vez, foi mais rápida e não fabrica mais televisores 3D desde o ano passado.
Entretanto as fabricantes de televisões começaram a apostar em equipamentos capazes de exibir imagens em definição 4K com HDR (High Dynamic Range) e com funcionalidades de smart TV, áreas que, contrariamente ao 3D, têm convencido mais os consumidores.