Categorias
Internet tecnologia

Casas inteligentes: Apple, Google e Amazon unidas

Casas inteligentes – Google, Amazon e Apple irão unir forças para criar um novo protocolo de código aberto para dispositivos inteligentes para a casa…

A ideia deste projeto é que qualquer dispositivo inteligente para a casa funcione nas três plataformas. Ou seja, não terás mais de te preocupar se as tuas lâmpadas funcionam com a Google Assistant ou Alexa. Tudo irá funcionar, de igual forma, em ambas as plataformas.

A criação de um novo standard para as casas seguras conta com muitos outros parceiros e deve contribuir para que a utilização de produtos de diferentes marcas seja mais transversal.

As principais tecnológicas na categoria das casas inteligentes decidiram juntar forças para criarem um padrão que vai gerar uma compatibilidade maior entre diferentes produtos e diferentes marcas, e que deverá melhorar a segurança e a privacidade das casas.

Casas Inteligentes – Compatibilidade e Segurança

Segundo o TechCrunch, a Google, a Apple, a Amazon e a Zigbee Alliance lideram esta união de esforços, o quarteto conta ainda com vários parceiros de peso como a Ikea, a Legrand, a Samsung SmartThings, a Schneider Electric, a Resideo, entre muitos outros.

É possível que outras empresas venham a juntar-se ao projeto em breve. Com todas as assistentes virtuais a basearem-se no mesmo standard, será mais simples o desenvolvimento de novos produtos compatíveis.

Nesta altura o panorama está muito disperso, com cada player a desenvolver o seu próprio padrão para as casas inteligentes, forçando empresas que vendem produtos para este segmento a escolherem um lado.

Esta aliança vai contribuir para uma maior compatibilidade de produtos de marcas diferentes, o que é uma boa notícia para o consumidor.

Quando começarão os utilizadores a tirar partido desta parceria?

Uma data para a conclusão deste projeto não foi anunciada. Apenas foi referido que o primeiro esboço será publicado em finais de 2020.

Numa primeira fase, a Google, Amazon e Apple irão focar-se em produtos como termostatos, ar condicionado, fechaduras ou tomadas inteligentes. Mas, outras certamente categorias serão adicionadas no futuro.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *