Categorias
Programação Wordpress

Ativar automaticamente “child theme” temáticos em datas festivas

Tanto nós como certos cliente temos o habito de decorar nossos sites ou até mesmo usar temas temáticos alusivos à época (natal, pascoa, etc). E foi pensando nisso que preparamos este artigo com uma dica para você possa usá-la nos “child theme” temáticos, nessas alturas. Até porque ao aproximar-se essas datas, normalmente o tempo é escasso…

Criar um “child-theme” (tema filho) com as alterações que o cliente quer, inclui novas imagens, modifica o CSS, talvez alguns javascripts, etc. Pode levar horas para fazer todas essas alteração, e depois da data temos de removendo tudo, tentando não esquecer de nada para deixar o site como estava. E lá se vão mais algumas horas.

É aqui que entra esta dica, com ela podemos programar tudo antecipadamente de uma maneira simples e pratica…

Em vez de guardarmos tudo para essa altura, podemos fazer antecipadamente todas as alterações necessárias, testamos para verificar se esta funcionando direitinho, e depois programamos a ativação do “child theme” automaticamente quando chegar a data escolhida.

ativar o “child theme” automaticamente

Para isso adicionamos um pequeno bloco de código ao arquivo functions.php do tema base. Vamos supor que criamos o nosso “child theme” com o nome “tema-de-natal”, usamos:

if (date( 'd/m/Y') == '25/12/2013' ) { switch_theme('tema-de-natal'); }

Com esse código ativamos o tema exatamente no dia 25/12/2013. Supondo também que queremos manter o “theme” (tema) somente no o dia do natal e depois voltar ao tema normal que se chama “tema-sempe-usado”. Vamos novamente ao arquivo functions.php e colocamos o seguinte:

if( date('d/m/Y') != '25/12/2013' ) { switch_theme( 'tema-sempe-usado' ); }

Com a verificação no “if” podemos programar a data conforme a nossa necessidade, que a função “switch_theme” faz a troca do “theme” (tema) sem precisarmos ir ao painel de administração do nosso WordPress.

Assim podemos prepara vários “child theme” (tema filho) e ir fazendo a verificação das datas para que o tema seja ativado na altura certo. Vale a pena salientar que este método só funciona com “child theme” (tema filho) e antes de por em pratica faça testes para não ocorrer erros…

E você, gostou da dica? Já conhecia a função “switch_theme”? Comente!

Um abraço e até já!



Um comentário a “Ativar automaticamente “child theme” temáticos em datas festivas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *