Os botões de reação do Facebook são muito mais relevantes do que pensava. O seu Feed de Publicações leva mais em conta mais estes botões do que o icónico ‘like’…
Em termos de usabilidade o que mudou foi a forma como os usuários podem interagir e se expressar sobre o que é disponibilizado como conteúdo no Facebook. Com estes botões temos opções de saber a real opinião das pessoas sobre o que compartilhamos e postamos. Mas será que é só isso?
Os botões de reação do Facebook foram implementados pela rede social no começo de 2016, um período em que começaram a ser adotados pelos milhares de utilizadores da rede social que, todavia, nunca souberam exatamente o efeito de ditos botões na sua experiência online. O Facebook decidiu vir a público explicar como funcionam estes botões.
“Ao longo do ultimo ano descobrimos que se as pessoas deixarem uma ‘Reação’ numa publicação é um sinal mais forte que querem ver esse tipo de publicação do que se deixassem um ‘like’. Portanto, estamos a atualizar o Feed de Publicações para pesar reações um pouco mais que os ‘likes’ ao levar em conta quão relevante é uma história para cada pessoa”, contou um representante do Facebook ao Mashable.
Acontece que os botões de reação do Facebook são muito mais relevantes que o tradicional ‘like’, sendo bastante provável que a informação que a rede social obtém para lhe mostrar conteúdo mais relevante seja também vendido a terceiros para fins publicitários.