Neste tutorial vou ensinar-vos a criar um projecto no Cinema 4D que consiste numa bola que atrai objectos numa certa distância!
É uma animação muito divertida e com efeitos muito bons. Podemos ainda mexer a esfera de um lado para o outro para brincar com as físicas.
Antes de começarmos, se quiser ver o meu tutorial anterior, carregue aqui.
*Na realização deste tutorial irei utilizar a versão R12.028(inglês) do Cinema 4D
Configurações de renderização do Cinema 4D
Para ver as minhas configurações de render do Cinema 4D, carregue aqui.
A resolução do meu ecrã é de 1920×1080 por isso o Width e o Height estão com esses valores respectivamente.
Configurações de ficheiro (save) do Cinema 4D *Importante*
Estas definições são necessárias para guardar qualquer tipo de ficheiro e para criar um video com algumas frames, temos que mudar o formato do ficheiro assim como eu já mudei:
Passo 1 – Criar o chão, o fundo e a esfera
Para começarmos, inserimos um cubo com estas dimensões para ficar como chão:
Tamanho X : 20000cm
Tamanho Y : 10cm
Tamanho Z : 20000cm
Depois, multiplicamos este cubo, rodamos num ângulo de 90 graus na vertical e assim será a nossa parede.
De seguida, criamos um cubo com um tamanho razoável e introduzimos uma luz numa das extremidades do projecto.
Temos também que criar opções de render para melhorar a aparência do vídeo:
– Global Illumination; (Iluminação Global)
– Ambient Occlusion; (Oclusão Ambiental)
Exemplo – *Não serão necessárias alterações em qualquer das opções adicionadas
Aqui está o exemplo final do primeiro passo:
Passo 2 – Criação de objetos, atribuição de cores e de dinâmicas
*Se não souber criar um cloner, carregue aqui.*
Primeiro, vamos criar uma esfera e um Cloner que vai criar cópias da nossa esfera. Para isso, arrastamos a esfera para dentro do Cloner e atribuímos as seguintes propriedades:
Depois, vamos criar algumas cores para atribuir aos objectos. Aconselho criarem uma cor branca ou preta para o chão e a parede, uma cor contrária para a esfera gigante e depois uma cor viva para as esferas pequenas.
Quando atribuirmos as cores, podemos então atribuir as dinâmicas.
Iremos atribuir a dinâmica Collider à esfera gigante a aos cubos.
À esfera pequena atribuimos Dynamics Body, atrávez do Clique de Direita do Rato -> Dynamic Tags -> Dynamics Body.
De seguida, carregamos no Cloner, vamos à aba MoGraph -> Effector -> Random. Isto criará bolas em posições aleatórias. Para termos bolas com tamanhos diferentes carregamos no Random que adicionamos, vamos à aba Parameter e modificamos da seguinte maneira:
Este será o aspecto que queremos para o final deste passo (coloquei a esfera gigante maior) :
Passo 3 – Criação de um Attractor
*Se não souber criar um Attractor, carregue aqui.*
Para começar, criamos o Attractor e colocamos na frente da esfera mas colocada dentro desta, se não as esferas pequenas vão-se focar num só ponto. De seguida, carregamos no attractor e pomos a Strength com 130000.
*Quanto maior forem as esferas, mais Strength será necessário. Coloque da maneira que mais lhe agrade*
Se quiser, pode mover o attractor de 50 em 50 frames ou 25 em 25 e cada vez que o move para um local novo, crie sempre uma frame key. Assim, as esferas pequenas vão orbitar a esfera maior.
Aqui está a localização do attractor:
Aspecto final!
Peço desculpa não fazer upload de um video, mas o tamanho do ficheiro final iria ultrapassar 2 GB. Aqui está uma foto que eu gostei!
Espero que tenham gostado deste tutorial! Se tiverem alguma dúvida ou sugestão para novos tutoriais, podem comentar na zona de comentários em baixo.
Obrigado por lerem o artigo e até à próxima!