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Cinema 4D – Como desfazer um texto em particulas

Neste tutorial vou ensinar-vos a criar um projecto em Cinema 4D que consiste numa palavra a desfazer-se em várias partículas com um efeito final agradável!
Com este tutorial pode criar um intro para vídeos ou até mesmo um wallpaper. Este tutorial vai mostrar como fazer um wallpaper com o resultado.

Antes de começarmos, se quiser ver o meu tutorial anterior, carregue aqui.

*Na realização deste tutorial irei utilizar a versão R12.028(inglês) do Cinema 4D

Configurações de renderização do Cinema 4D

Para ver as minhas configurações de render do Cinema 4D, carregue aqui.

A resolução do meu ecrã é de 1920×1080 por isso o Width e o Height estão com esses valores respectivamente.

– Global Illumination; (Iluminação Global)
– Ambient Occlusion; (Oclusão Ambiental)

Exemplo
*Não serão necessárias alterações em qualquer das opções adicionadas

Font(tipo de letra)

Neste tutorial vou utilizar um tipo de letra diferente dos que estão disponíveis por predefinição no Windows. Se quiser fazer download do tipo de letra que vou utilizar clique aqui.

Passo 1 – Criação de texto 3D e fundo

Para começar, criamos um MoText atravéz do menu MoGraph -> MoText e mudamos o conteúdo deste carregando no MoText, e na aba Object modificar o texto que contem em Text.
Podemos também modificar o tipo de letra mesmo abaixo, onde diz Font.

Para inserirmos o fundo, criamos um Cubo e damos as seguintes dimensões:
Tamanho X : 10000cm
Tamanho Y : 0cm
Tamanho Z : 3000cm

Depois do fundo e do texto criado, vamos fazer umas pequenas alterações no texto.
Iremos fazer alterações na aba…
– Object:

Cinema4D_Texto1

– Caps:

Cinema4D_Texto2

Isto irá fazer com que o texto se divida em mais partículas, criando um efeito mais realista e viável.

Este é o aspecto final deste primeiro passo:

Cinema4D_Passo1Final

Passo 2 – Utilização do PolyFX

Primeiro, criamos o efeito PolyFX através do menu MoGraph -> PolyFX e arrastamos para dentro do MoText.

Cinema4D_PolyFX

De seguida seleccionamos o PolyFX vamos à aba Tranform e colocamos estes valores:
S. X : 0
S. Y : 0
S. Z : 0

Depois vamos ao FallOff e fazemos as seguintes alterações:

Cinema4D_PolyFX_FallOff

Para finalizar este passo, seleccionamos o PolyFX e adicionamos um Random, através do menu MoGraph -> Effector -> Random.
Assim vai reparar que as partículas estão mais separadas e recebem um toque mais realista, parece que o texto é feito de papel e está a ser queimado…

Aspecto final!

Depois de todos estes passos e alguma coloração, obtive este resultado:

Cinema4D_tutorial

Espero que tenham gostado deste tutorial! Se tiverem alguma dúvida ou sugestão para novos tutoriais, podem comentar na zona de comentários em baixo.

Obrigado por lerem o artigo e até à próxima!



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