Neste artigo vamos criar um estúdio simples no Cinema 4D utilizando os Cubos e Luzes.
O tutorial é muito útil porque maior parte dos trabalhos em Cinema 4D requerem um estúdio, simples ou profissional. Este será mais adequado para principiantes por causa da sua simplicidade.
*Na realização deste tutorial irei utilizar a versão R12.028 (inglês)
Configurações de renderização
Para ver as minhas configurações, carregue aqui
A resolução do meu ecrã é de 1920×1080 por isso o Width e o Height estão com esses valores respectivamente.
Passo 1
Primeiro inserimos um cubo e atribuímos-lhe as seguintes dimensões:
Dimensão X : 1500cm
Dimensão Y : 500cm
Dimensão Z : 1000cm
Passo 2
De seguida, colocamos a câmara (ou as perspectiva do utilizador) dentro do cubo e adicione uma luz numa das extremidades do cubo.
Passo 3
O aspecto do cubo ainda está inacabado. Para melhorarmos o aspecto do estúdio temos que acrescentar certas opções nas configurações de rendering.
Adicionamos as seguintes opções de renderização:
– Global Illumination; (Iluminação Global)
– Ambient Occlusion; (Oclusão Ambiental)
Exemplo
*Não serão necessárias alterações em qualquer das opções adicionadas
Aqui está o resultado depois de adicionarmos a luz e as opções de renderização:
Passo 4
Para melhorarmos o aspecto do estúdio iremos adicionar um material (cor) ao cubo. Para isso, precisamos de criar um material, na barra dos materiais, através de dois cliques.
Depois, arrastamos o material para cima do cubo que criamos.
O estúdio irá ficar com este aspecto:
Passo 5 (Opcional)
O estúdio está com uma boa cor e parece bastante bom, mas podemos sempre modificar o material.
Se quisermos que as paredes do estúdio reflictam objectos dentro do nosso estúdio, temos que adicionar as seguintes propriedades carregando duas vezes no material:
– Color (cor); Exemplo
– Reflection (reflexão); Exemplo
Aspecto do estúdio com paredes que reflectem:
Aspecto final!
*Este render contem um anti-aliasing baixo
Espero que tenham gostado deste tutorial!
Até à próxima!