Precisa de ajuda para editar o arquivo hosts no linux? Está no local certo, veja aqui para que serve e como realizar a modificação do arquivo…
O arquivo hosts é a primeira etapa para a transposição do nome de uma máquina DNS em endereço IP. Quando realizamos uma consulta nos servidores DNS de endereço na web, este é o primeiro arquivo a ser verificado.
Se o site a ser acessado já possui algum tipo de referência neste arquivo, o processo de consulta DNS não precisa ser feito. O que vale é o estabelecido neste arquivo. Nele, especificamos qual IP responderá pelo site configurado.
Tenha em conta que a alteração deste arquivo requer que se saiba a senha do usuário administrador do sistema. Se você já é o administrador do sistema, mesmo assim precisará abrir o arquivo com permissões administrativas.
Editar arquivo hosts no linux
Para começar, abra o terminal do seu linux e digite o seguinte comando:
sudo nano /etc/hosts
Se o arquivo hosts estiver intacto, ele deve ser semelhante a este:
Quando estiver dentro do arquivo utilize a mesma sintaxe presente nos exemplos para realizar alterações no arquivo.
Você deve inserir dentro desse arquivo uma linha contendo o IP do servidor web e endereço do seu site. Exemplo:
191.111.111.111 meusite.com
Edite o arquivo conforme o necessário e salve a configuração teclando Ctrl + O e depois Enter. Para sair da edição do arquivo pressione Ctrl + X (Leia mais sobre como usar o editor de linha de comando Nano).
Qual é a utilidade do arquivo?
Para cada domínio configurado neste arquivo, uma conexão direta com o endereço IP indicado é aberta. Ele funciona como uma espécie de agenda de endereços. Se o endereço for 127.0.0.1, por exemplo, a conexão será feita no localhost – ou seja, na própria máquina, o que é otimo para quem desenvolve no seu ambiente localhost.
Por que modificar o arquivo?
Seu uso principal é para testes de websites antes da propagação dos DNSs na web. Por exemplo, se você trocou os DNSs do seu domínio e eles ainda não propagaram, alterando o arquivo hosts (para fazer isso, insira seu domínio, espaço e o IP da sua hospedagem), você poderá acessar seu website antes da propagação. O mesmo é válido quando você migra o seu website e quer testá-lo antes de alterar os DNSs, certificando-se de que tudo correu como o esperado.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!