Categorias
Linux Programação Tecnologia

Como instalar o Docker?

Provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre essa plataforma e ficado em dúvida sobre o que ele realmente faz ou como instalar o Docker…

O Docker é algo parecido com uma máquina virtual extremamente leve, mas não se trata de fato de uma máquina virtual. O Docker utiliza containers que possuem uma arquitetura diferente, permitindo maior portabilidade e eficiência.

O que realmente vem a ser o Docker?

O Docker é uma plataforma open source que facilita a criação e administração de ambientes isolados. Ele possibilita o empacotamento de uma aplicação ou ambiente dentro de um container, se tornando portátil para qualquer outro host que contenha o Docker instalado. Então, você consegue criar, implantar, copiar e migrar de um ambiente para outro com maior flexibilidade. A ideia do Docker é subir apenas uma máquina, ao invés de várias. E, nessa única máquina, você pode rodar várias aplicações sem que haja conflitos entre elas.

O que são esses containers?

Um container é um ambiente isolado, contém um conjunto de processos que são executados a partir de uma imagem, imagem esta que fornece todos os arquivos necessários. Os containers compartilham o mesmo kernel e isolam os processos da aplicação do restante do sistema.

Com o Docker você acaba criando ambientes padronizados, tanto em desenvolvimento como em produção, e pode disponibilizar essa arquitetura toda para seu cliente, onde ele estiver: basta replicar os containers, que serão executados da mesma maneira em qualquer lugar.

Como o container possui uma imagem que contém todas as dependências de um aplicativo, ele é portátil e consistente em todas as etapas de desenvolvimento. Essa imagem é um modelo de somente leitura que é utilizada para subir um container. O Docker nos permite construir nossas próprias imagens e utilizá-las como base para os containers.

Como instalar o Docker?

Apesar do Docker ter sido desenvolvido inicialmente com base na tecnologia LXC (Linux Containers), hoje essa tecnologia tornou-se independente de sistema operacional: podemos utilizar o Docker em ambientes Linux, Windows e MacOS.

Instalar em ambientes Linux

Se o seu sistema operacional for linux, Debian/Ubuntu/Mint, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Abra o terminal com o atalho Ctrl + Alt + T e baixe as últimas atualizações do sistema:
sudo apt update && sudo apt upgrade
  1. Instale utilizando o repositório da sua distribuição Linux.
sudo apt install docker.io
  1. Inicie o Docker
sudo systemctl start docker
  1. Entretanto, garanta que ele seja iniciado após a reinicialização
sudo systemctl enable docker
  1. Caso queira verificar a versão instalada
docker -v

Instalar no Windows

O Docker só funciona apenas em versões 64bit do Windows e somente para as versões superiores ao Windows 7. É importante salientar também que é necessário habilitar o suporte de virtualização. Para instalar acesse a página de download do Docker toolbox e baixe o instalador correspondente ao Windows. Dê duplo clique no instalador e clique apenas em Next. Por fim, clique em Finish.

Utilitário de linha de comando – Docker CLI

Depois de realizar a instalação, é chegada a hora de conhecer o utilitário de linha de comando, procure e execute o software Docker Quickstart Terminal, pois ele fará todo processo necessário para começar a utilizar o Docker.

Nesse novo terminal execute o seguinte comando para teste:

container run hello-world

Utilizar o docker consiste em informar a ele opções e argumentos da seguinte forma:

$ docker [option] [command] [arguments]

Para exibir as informações globais de sistema sobre o Docker, digite:

docker info

Caso deseje ver todos os subcomandos do utilitário digite no terminal:

docker

Para conhecer as opções adicionais de um comando específico de seu interesse, digite:

docker subcomando --help

Instalar no MacOS

Você pode instalar via brew cask com o comando abaixo:

brew cask install docker-toolbox

Também pode instalar manualmente acessando a página de download do Docker toolbox e baixando o instalador correspondente ao MacOS.

Dê duplo clique no arquivo DMG, autorize a instalação e informe sua senha de administrador, depois dê um duplo clique em Docker.app para iniciar.

Feito isso, rode em uma janela do terminal os seguintes comandos para verificar se está tudo ok:

docker --version
docker-compose --version
docker-machine --version

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *