Categorias
JavaScript Programação Tutoriais

Como instalar o Node JS no Windows ou Linux

Hoje vamos aprender a instalar o Node.js quer no Windows como no Linux…

O Node.js é um interpretador de código JavaScript que funciona do lado do servidor, neste artigo vamos aprender instala-lo para depois aprender a criar as nossas primeiras apps.

Como instalar o Node JS

Começamos por ir até ao site oficial do Node.js e escolhemos o instalador para a nossa plataforma (Sistema Operacional) e arquitetura do processador (32-bits ou 64-bits). Eu aconselho instalar a versão LTS, como ilustra a Figura abaixo.

Instalar o Node JS no WINDOWS:

Clique no link do seu instalador e aguarde ate terminar a transferência. Depois para instalar basta ir para a pasta de downloads (normalmente em /downloads), clicar duas vezes no arquivo baixado e seguir os passos dados na janela de instalação. Por padrão, você não precisa alterar nada, apenas siga clicando em “Next”.

Pronto, o Node.js está instalado na sua máquina. Para conferir a versão, abra uma janela de comandos (clique em “iniciar”, digite “cmd” e depois clique no item “Prompt de Comando”) e digite:

node -v

Ao instalamos o Node.js o NPM também é instalado no computador como parte do mesmo pacote, para utilizá-lo basta clique no item “Prompt de Comando”) e digitar:

npm

Uma lista com os comandos será exibida. O NPM é um pacote gerenciador do Node.js. No Windows, você pode utilizar o recurso Adicionar/Remover programas para desinstalar o Node.js.

Instalar o Node JS no LINUX:

Se você está operando de um sistema com Ubuntu ou outros sistemas baseados nele, basta abrir um terminal emulador do menu principal. Uma vez conectado atualize o cache APT. Para isto execute o comando:

sudo apt update

Dessa maneira certificamos que os repositórios estão sincronizados e o sistema pode baixar com segurança o que está armazenado nele. Após, instale o Node.js com o seguinte comando:

sudo apt install nodejs

Depois de inserir a senha, o processo de instalação será iniciado. Você também pode instalar o NPM, que é um pacote gerenciador do Node.js. para isso digite o seguinte comando:

sudo apt install npm

Finalmente, verifique a versão instalada. Basta executar:

nodejs -v

Esta é a maneira mais fácil de instalar Node.js em uma máquina Linux ou servidor VPS Linux. Para excluir o Node.js é só executar o comando:

sudo apt-get purge --auto-remove nodejs

Com o Node.js, o NPM falta apenas um bom editor de texto para desenvolver as nossas aplicaçoes. Eu uso e recomendo o editor Open Source, Microsoft Visual Studio Code que pode ser baixado neste link, mas você pode usar outro editor da sua preferencia.

Gostou do tutorial? Compartilhe!…



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *