Categorias
Linux Programação Tutoriais

Como usar o editor de linha de comando nano

Nano é um editor que deve ser executado a partir de um terminal, e se concentra em simplicidade, um excelente editor que pode agilizar o seu trabalho…

Uma das ferramentas mais usadas em qualquer sistema GNU/Linux é sem dúvida o editor de texto. Ao nível da linha de comandos são várias as opções mas um dos mais populares é sem dúvida o nano.

Neste artigo vamos ver como usar o Nano, um pequeno mas poderoso editor de texto.

Editor de linha de comando nano

Para quem não gosta do vi, o nano é sem dúvida uma fantástica alternativa. Considerando que já têm o nano instalado no sistema, para o iniciar basta escrever no terminal o comando nano, se quiser criar um ficheiro com o nano, basta que faça o seguinte:

nano <nomedoarquivo>

Onde é o nome do arquivo que você deseja abrir. Ou, se você precisa editar um arquivo que somente o usuário root tem acesso, faça

sudo nano <nomedoarquivo>

Quando o arquivo estiver aberto no Nano, você verá uma pequena lista de exemplos de comando na parte inferior da janela do terminal. Veja na figura:

Nano - Editor

Todas as combinações de teclas para este editor começam com a tecla CTRL. Para executar um comando você deve manter a tecla CTRL pressionada e clicar na segunda tecla para executar a ação. As combinações mais comuns para são:

CTRL+x - Sai do editor. Se você estiver no meio da edição de um arquivo, o processo de saída irá perguntar se você quer salvar seu trabalho.
CTRL+R - Ler um arquivo em seu arquivo de trabalho atual. Isso permite que você adicione o texto de outro arquivo enquanto trabalha dentro de um novo arquivo.
CTRL+c - Mostra a posição atual do cursor.
CTRL+k - 'recorta' o texto.
CTRL+U - 'cola' o texto.
CTRL+S - Salva o arquivo e continua trabalhando.
CTRL+T - verifica a ortografia do seu texto.
CTRL+w - faz uma busca no texto, inserir a palavra a pesquisar e depois carregar em Enter. Se houver mais do que um resultado, pode carregar em alt+w para se mover entre resultados.
CTRL+a - leva o cursor para o início da linha.
CTRL+e - leva o cursor para o fim da linha.
CTRL+g - mostra a ajuda do Nano.
CTRL+p e CTRL+n - Para se moverem para cima e para baixo, respetivamente.

Nota: Existem muitos mais comandos para usar no Nano. Para ver a lista de comandos, use o comando CTRL-g.

Para quem já usa há algum tempo pode sempre contribuir com outros atalhos.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *