Categorias
Linux

Conheça o comando “Xkill” no Linux

Não conhece o comando Xkill no linux? Então este artigo é para si, vai saber mais dele…

Embora o kernel Linux seja extremamente estável, a ponto de ser usado em sistemas de missão crítica, o mesmo não se aplica, necessariamente, a todos os inúmeros aplicativos que usamos no dia a dia. Tanto o GNOME quanto o KDE são plataformas bastante complexas, compostas por um número muito grande de componentes que trocam informações entre si e não é de se estranhar que, às vezes, algo dê errado. É ai que entra o comando Xkill.

Comando Xkill no Linux

O xkill força o servidor X a fechar as comunicações com seu cliente, o que resulta na morte do cliente por seu recurso X. O xkill, que faz parte dos utilitários do X11, é muito útil para matar janelas desnecessárias.

Ele suporta opções como conectar-se a um servidor X específico (-nome da exibição da exibição) usando o número da exibição quando vários X Servers estão sendo executados em um host simultaneamente e mata todo o cliente (-tudo, não recomendado) com janelas de nível superior na tela, bem como leve o quadro (-quadro) em consideração.

Para obter uma lista de todos os clientes que você pode executar:

xlsclients

E terá como resposta algo assim:

pc-vmint  cinnamon-session
...
pc-vmint  cinnamon-launcher
pc-vmint  cinnamon
...
pc-vmint  firefox
pc-vmint  /usr/lib/firefox/firefox
pc-vmint  xed
pc-vmint  google-chrome-stable
pc-vmint  vivaldi-stable
pc-vmint  gnome-terminal-server
pc-vmint  gimp-2.10
pc-vmint  filezilla

O problema do xkill convencional é que você tem que abrir o terminal e digitar o comando para que abra a ferramenta e as vezes o programa consegue travar o PC todo e fica quase impossível abrir até mesmo o terminal para fazer isso.

Mas será que preciso mesmo ir à linha de comando do Linux para chamar o xkill? Não, você pode definir um atalho de teclado e chamar xkill apenas pressionando a mesma combinação de teclas.

Xkill em Modo Gráfico

Aqui está como configurar um atalho de teclado em um ambiente de desktop típico do gnome3.

Vá para Configurações > Selecionar teclado, clique em ‘+’ e preencha os campos “Nome” e “Comando” com xkill. Depois clique na nova entrada e pressione as teclas que deseja usar como combinação para o atalho. Eu uso “Ctrl + Alt + Shift + x“.

Assim, na próxima vez que você quiser fechar um recurso X, basta chamar a combinação de teclas “Ctrl + Alt + Shift + x” e você notará que o ponteiro do mouse muda para ‘X’. Depois é só clicar no recurso que você deseja fechar!

Gostou do tutorial? Compartilhe!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *