Categorias
Internet

Mudança nas pesquisas do Google está a gerar críticas

Com a recente mudança nas pesquisas do Google ficou mais difícil distinguir entre anúncios e resultados de pesquisa…

O Google é o motor de busca mais usado do mundo e ajuda a tecnológica de Mountain View a obter grande parte das suas receitas anuais por via de anúncios exibidos. Pois bem, parece que a Google está interessada em aumentar estas receitas e lançou na semana passada uma pequena mudança.

Mas o que mudou nas pesquisas do Google?

Existem rankings muito consagrados e respeitados em todo o mundo, mas o ranking mais ambicionado por todos é o de um bom destaque no Google. O motor de busca da gigante norte-americana é o site mais visitado do mundo e estima-se que dá resposta a quase quatro milhões de pesquisa por minuto!. Isto faz com que aqueles que estiverem nas primeiras posições do Google ou conseguirem ocupar mais posições, são aqueles que têm maior probabilidade de ganhar utilizadores.

Mas, ao que parece a mais recente mudança nas pesquisas do Google parece tem um grande impacto na exibição de resultados no motor de busca, isto porque os anúncios estão cada vez mais difíceis de distinguir.

Antigamente os anúncios eram assinalados como tal através de um pequeno ‘crachá’ verde, o qual indicava aos internautas e utilizadores do Google que estavam perante um anúncio. Com a nova mudança este ‘crachá’ deixa de existir e os anúncios ficam mais difíceis de distinguir entre os restantes resultados.

Desta forma é bem provável que um utilizador carregue num anúncio em vez de um resultado de pesquisa orgânico. Porém, enquanto o orgânico é exibido porque reúne as condições necessárias para tal e, portanto, pode ser mais útil ao apresentar a informação procurada. Já o anúncio pode não ser tão relevante para a pesquisa porque a sua exibição depende apenas de um pagamento.

Nesse sentido a mudança é vista como uma estratégia da gigante tecnológica… e não está a ser bem aceite pelos internautas e as críticas já se ouvem.



2 comentários a “Mudança nas pesquisas do Google está a gerar críticas”

Google é menino de recado dos patrocinadores. Qualquer busca traz como resultados sempre os mesmos sites de grandes empresas de mídia. Se digitar um nome, IBGE, por exemplo. Não consegue encontrar obsite do IBGE, apenas centenas de reportagens em que IbGE esteja citado: Globo, Record, Veja, Folha, Estadão, Antagonismo, CBN e tudo o que é da ideologia dominante.

Qualquer busca trará estes sites, como se impusessem o conteúdo deles como verdade do mundo.

Se a busca for uma frase entre aspas, não resolve também. Lá vem essas empresas jogando reportagens com uma ou outra palavra.

Quem disse que outros podem decidir o que eu quero encontrar???

Maior crime de comunicação imposto a todos de maneira à limitar, estreitar, condicionar a um mundo estreito e único, que é o que o poder do dinheiro quer nos expor. Não quero e não vou beber das fontes impostas por esse site de buscas.

Você deveria ficar atento também, isso se chama lavagem cerebral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *