Categorias
Aplicativos

O tempo de instalar aplicações já lá vai. Estão aí as Instant Apps

As Instant Apps são aplicações que podem ser usadas de forma instantânea sem necessidade de instalação nos dispositivos. Os utilizadores apenas necessitam de executar uma parte muito específica da aplicação enquanto tentam realizar alguma tarefa no dispositivo…

Por exemplo, se necessitar de fazer uma pesquisa na aplicação Google, a app da Google pode disponibilizar um link para carregar algo que parece uma aplicação nativa, e que aparenta já estar instalada no aparelho e que é capaz de realizar a função básica para que foi desenhada. Com mais alguns toques, a app pode ser instalada no telefone, permitindo que sejam disponibilizadas todas as suas funcionalidades.

A Google deu início ao teste das Instant Apps, uma das funcionalidades que mais interesse despertaram aquando do evento I/O para developers no ano passado. Mesmo que tenha demorado, a Google está finalmente pronta para testar o sistema que, por enquanto, ainda está disponível para uma quantidade limitada de aplicações.

Por enquanto as aplicações em questão são a BuzzFeed, Periscope, Viki e Wish, que exibirão o seu conteúdo mesmo se não estiverem instaladas no dispositivo caso o utilizador prima um link relativo a elas. A Google tem intenções de disseminar gradualmente este teste, incluindo cada vez mais aplicações.

Como conta o The Verge, eventualmente os developers terão de incluir nas suas aplicações código da Google para que seja possível aos utilizadores acederem remotamente e instantaneamente. Daqui para a frente a tecnológica de Mountain View recolherá ‘feedback’ dos utilizadores de modo a continuar a desenvolver a aplicação.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *