Categorias
Programação Wordpress

Personalizar a página “Error Estabilishing a Database Connection”

Quando usamos um blog wordpress, ao tentarmos aceder normalmente, ao blog, pode aparecer a mensagem Error “Estabilishing a Database Connection“.

Esta página, por padrão, foge dos padrões visuais do blog, apresentando uma tela branca com a mensagem escrita no topo da mesma, o que acaba causando uma péssima experiência para o utilizador que irá ver esta página enquanto problema não for resolvido.

Portanto, neste artigo, vamos aprender a criar e personalizar uma página para resolver essa questão e assim tentar minimizar a experiência do utilizador. Porque queremos que ele se sinta tentado a voltar ao blog depois do problema resolvido…

Personalizar a página de erro de conexão com banco de dados

Personalizar a página é uma tarefa bastante fácil e simples, passa por criarmos um arquivo em “PHP” com o nome “db-error.php”. Nesse arquivo colocamos o conteúdo abaixo e gravamos o mesmo em “/wp-content/” (importante para que funcione).

<?php
header(‘HTTP/1.1 503 Service Temporarily Unavailable’);
header(‘Status: 503 Service Temporarily Unavailable’);
header(‘Retry-After: 3600′); // 3600 segundos = 1 hora

// If you wish to email yourself upon an error
mail(“seu@email.com”, “Erro no Banco de Dados”, “Aconteceu um problema de conexão com seu banco de dados”, “From: Email automático – db-error.php”);

?>
<!DOCTYPE HTML>
<html>
<head>
<title>Erro na Base de Dados</title>
<style>
// Algum CSS aqui, ou chamada direta para seu arquivo css.</style>
</head>
<body>
Mensagem personalizada e html com a formatação adequada ao visual do seu blog.
</body>
</html>

Como pode reparar, adicionamos um pouco mais de código para ser enviar um email para o endereço fornecido avisando quando tal erro acontecer, que pode servir para facilitar a deteção do problema e sua correção. Mas não será obrigatório o seu uso.

Tenha em conta que terá de editar tal linha, bem como o conteúdo html seguinte para o adequar a página ao visual do seu blog.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *