Categories
design

Photoshop: Efeito tipo pintura

Mais um post de efeito fotográfico no Photoshop, simples, rápido e com um resultado bastante razoável, vamos usar o “Photoshop Cs6” para criar este efeito tipo pintura…

Para este tutorial vamos primeiro criar uma imagem em camadas, assim, abrimos primeiro a imagem com o fundo. Depois juntamos a relva. E por ultimo a nossa personagem, o cão.

Com as nossas imagens todas carregadas e posicionadas corretamente teremos um resultado igual à imagem abaixo e será nela que iremos aplicar o nosso efeito tipo pintura. Exporte agora a imagem para passarmos a etapa seguinte.

imagem sem efeito

Efeito tipo pintura

Agora sim vamos ao nosso efeito, abra a imagem que criou no photoshop, selecione a camada com a imagem e vá a Image > Adjustments > Curves (Imagem > Ajustes > Curvas). Configure com os mesmos valores da seguinte imagem:

photoshop-efeito-tipo-pintura-1

De seguida vá a Image > Adjustments > Hue/Saturation (Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação). Configure com os mesmos valores da seguinte imagem:

photoshop-efeito-tipo-pintura-2

Agora vamos criar uma nova camada, na guia Layers (Camadas), clique em Create a new layer (Criar uma nova camada). Agora, escolha a Paint Bucket Tool (Ferramenta Balde de Tinta) e selecione um tom de azul. Eu escolhi uma cor R=0, G=27, B=81 (#001b51).

Clique sobre a imagem. Tudo ficará azul. Na guia Layers (Camadas), selecione como Blending mode (Modo de mesclagem) Soft Light (Luz Suave). Veja a imagem:

photoshop-efeito-tipo-pintura-9

Nesta altura deve ter algo assim:

photoshop-efeito-tipo-pintura-4

Volte à camada inicial (Layer 0). Vá a Filter > Blur > Surface Blur (Filtro > Desfoque > Desfoque de Superfície).

photoshop-efeito-tipo-pintura-5

Vá a Filter > Blur > Smart Blur (Filtro > Desfoque > Desfoque Inteligente).

photoshop-efeito-tipo-pintura-6

De seguida, vá a Filter > Sharpen > Sharpen Edges (Filtro > Nitidez > Arestas Nítidas).

Agora, em Filter > Noise > Add Noise (Filtro > Ruído > Adicionar Ruído)

photoshop-efeito-tipo-pintura-8

Pronto! Agora é só exportar sua imagem. Note que eu usei sempre os valores padrão do Photoshop, mas você pode altera-los para conseguir mais qualidade e realismo na sua imagem. Experimente! Veja agora o resultado final:

Espero que tenha gostado do tutorial, abraços e até o próximo artigo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *