Categorias
Programação Wordpress

WordPress: adicionar scripts JS correctamente

O WordPress vem preparado de raíz para incluir scripts nos themes através da função wp_enqueue_script. Esta função deve ser utilizada no cabeçalho do theme antes da função wp_head().

Muitos de vocês já repararam que o dashboard do WP usa JQuery? Pois é, o WordPress incorpora de raíz uma versão do jQuery. O que pode implicar a necessidade de actualizar o WordPress ou o script de jQuery manualmente. Uma solução para manutenção de ficheiros de scripts, e boa por sinal é a utilização de CDN (Content Delivery Networks) que são locais especificos para aglomerar conteúdos com o intuito de facilitar a sua manutenção e melhorar a performance dos sites, evitando sobrecarga nos servidores.

Incluir o jQuery no WordPress

O primeiro passo é chamar o script de jQuery no seu tema (theme), para isto será necessário incluir o seguinte código antes da função wp_head() no arquivo header.php:

<?php wp_enqueue_script( 'jquery' ); ?>

A função que segue é um exemplo de incluisão de scripts no WordPress, ela remove o script de jQuery que o WordPress trás de raíz e inclui o ficheiro de jQuery utilizando a CDN do Google. Para isso, tem de editar o ficheiro functions.php do seu tema, e criar a função que irá dizer ao WP a localização do ficheiro jQuery:

<?php
function init_jquery() 
{ 
wp_deregister_script( 'jquery' ); 
wp_register_script( 'jquery', 'https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.9.1/jquery.min.js');
} 
add_action('init', 'init_jquery'); ?>

Assim, sempre que for efectuado o wp_enqueue_script(‘jquery’) o WordPress irá utilizar o endereço especificado a linha wp_register_script. Pode saber mais informações aqui: http://codex.wordpress.org/Function_Reference/wp_enqueue_script

E você costuma usar jquery no WordPress? Conhecia esta forma?

Um abraço e até já!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *