Categorias
Programação Wordpress

WordPress: gerar QR Code para seus artigos ou páginas

Cada vez mais é comum encontrarmos QR Codes espalhados pelos mais variados cantos. Em anúncios de revistas e jornais, outdoors, etc. Pois bem, neste artigo vamos ver é fácil e rápido para criar um QR Code para usar no WordPress ou onde você quiser. QR Code com o link, emails ou frases.

Para o efeito podemos usar a Chart API do Google ou QR Code Web API da QR-Server.

Estas API’s, além de criar gráficos, também pode ser usada para gerar QR Codes. Sua principal vantagem é a simplicidade e rapidez. Uma vez chamadas, elas retornaram a imagem do QR Code com um texto e/ou link que quisermos.

QR Codes com links no WordPress

Utilização de QR Codes com direcionamento para por exemplo um site de uma promoção ou produto através de um link. Para isso basta criar o código contendo o link para onde desejamos enviar o usuário. Por exemplo, para gerar um QR Code com o link para os artigos no wordpress, basta montar URL da seguinte forma:

QR: <?php the_title(); ?>

Vejamos como montar a URL para Chart API:

http://chart.apis.google.com/chart?chs=100x100&cht=qr&chld=|0&chl=https://criarestilosnet.com
  • http://chart.apis.google.com/chart? – endereço padrão da API;
  • chs=100×100 – informa o tamanho da imagem que eu desejo;
  • cht=qr informa o tipo de saída que eu espero;
  • chld=|0 – retira as bordas da imagem;
  • chl=https://criarestilosnet.com – o texto que quero.

A grande maioria dos leitores de QR Code identifica automaticamente este texto como sendo um link e direciona o usuário para a página.

QR Codes com frases ou outras informações

Outra utilidade dos QR Codes é servir para passar textos ou frases curtas para os usuários. Por exemplo, espalhar QR Codes com dicas de produtos em promoção para que os possiveis clientes possam explorar:

http://chart.apis.google.com/chart?chs=100x100&cht=qr&chld=|0&chl=Livro sobre HTTL 5 por 22€

Ao usar o leitor de QR Code para decifrar o código, vai encontrará a seguinte frase: ‘Livro sobre HTTL 5 por 22€’. A montagem da URL é exatamente igual à do exemplo anterior, só muda o texto do final.

Esta é uma ferramenta muito interessante para estimular a interação com seus consumidores e usuários, que pode ainda ser usada para vários tipos de ações diferentes. Além disso com o aumento de dispositivos moveis com suporte aos leitores de QR Code, cada vez mais pessoas terão acesso a esse tipo de tecnologia. Talvez não seja má ideia começar-se a pensar nos QR Codes como uma boa opção de comunicação.

E você gostou da ideia? Já usa QR Code? Comente!

Um abraço e até breve!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *