Categorias
Programação Wordpress

WordPress: redirecionar a página de erro 404 para a Homepage

A página de erro 404 faz parte de qualquer site ou blog. Um erro 404 é um código de status HTTP e ocorre quando a página solicitada não foi localizada, ou seja, quando um utilizador procura uma página, seja escrevendo diretamente no navegador ou clicando em um link e essa página solicitada não existe. Este artigo pode ficar a saber mais um pouco deste tão conhecido erro.

Se usa o WordPress pode personalizar a página 404 de varias maneiras. Pode usar um plugin, como o «plugin AskApache Google 404» ou editar o arquivo «404.php» do tema em uso e assim personalizar sua página de erro.

Embora não recomendado, são muitos aqueles que não personalizam a pagina, simplesmente redirecionam a ‘página de erro 404’ para «homepage» ou seja para página inicial do site. É sobre essa forma que vamos ver como fazer:

1. Passo – editar o arquivo 404.php

Entre no seu site ou blog e clique em editar template. Abra o arquivo 404.php do seu tema.

erro-404-editor

2. Passo – redirecionar página erro 404

Copie e cole o código abaixo no arquivo 404.php.

<?php
header("HTTP/1.1 301 Moved Permanently");
header("Location: " . get_bloginfo('coloque  o url do seu site ou blog'));
exit();
?>

3. Passo – Gravar alterações

Salve e está feito, quando for detetado o erro 404, o visitante é redirecionado para a «homepage». Como já foi referido o recomendado é mesmo personalizar sua página de erro 404.

E você costuma personalizar a ‘página de erro 404’? Qual técnica usa? Comente!

Um abraço e até já!



3 comentários a “WordPress: redirecionar a página de erro 404 para a Homepage”

Em principio acho que não, a menos que sejam feito com muita frequência. Embora eu ache que uma página personalizada para o efeito seja o mais indicado, pois pode sempre aproveitar a falha para referenciar links, promoções ou até mesmo alguma publicidade…

Um abraço…

Muito obrigado, esse plugin AskApache Google 404 resolveu minha vida por enquanto.
Achei bem mais conveniente instalar o aplicativo, porque o próprio aplicativo adiciona o robots.txt, e depois quando eu já tiver personalizado minha página 404 basta eu desinstalar o plugin. (Super prático!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *